rumo à Antártica

Vencedoras do concurso "O Brasil na Antártica" relatam suas experiências na viagem rumo à Antártica.

primeiro dia do treinamento pré-antártico

3 Comentários

Saímos do Rio de Janeiro em direção a Itacuruçá e de lá embarcamos para a Ilha da Marambaia (que, na verdade, não é uma ilha propriamente, mas é assim chamada porque o longo “braço” de restinga por vezes é invadido por água, deixando a parte maior da região separada do restante como se fosse uma ilha). Lá há um centro de avaliação da marinha.

fuzileiros

barco

Vejam só o nível da recepção!

recepcao

Após o almoço, assistimos à palestra do contra-almirante Silva Borges que explicou um pouco da infra-estrutura da Marinha associada à Antártica e indicou que o Proantar tem três eixos principais: ambiental, científico e logístico. E também que o grande objetivo é garantir que o Brasil tenha cadeira como membro consultivo do Tratado Antártico de forma que possa contribuir para a resolução de 2048 sobre o destino da Antártica.

marambaia

???????????????????????????????

O incêndio de 2012 é sempre muito mencionado em todas as conversas sobre Antártica que estamos tendo a oportunidade de ter com os membros da Marinha e não foi diferente nesta palestra. E sempre é destacado com especial orgulho o fato de a bandeira brasileira sempre ter permanecido em solo antártico apesar da estação destruída, pois quatro marinheiros ficaram na base argentina durante o inverno e se revezavam na função de seguir até os resquícios da estação brasileira.

Apresentações feitas, passamos então para um pouco da parte prática do que teremos que realizar em solo antártico. E nenhum começo poderia ser melhor do que sobrevoar a Maramabaia de helicóptero!

helicopter-fora1

helicoptero-fora

helicoptero-dentro

Mais tarde ainda fizemos simulação de caminhada na neve ao realizar alguns exercícios em areia fofa. E depois de um delicioso mergulho na Marambaia, tivemos um momento de confraternização com os oficiais recheadas de histórias de quem já passou de verão a verão no continente gelado. Só fez acirrar nossas expectativas! Mas antes ainda temos que passar pelo restante do treinamento pré-antártico e nos garantiram que a próxima etapa não será tão turismo quanto à do primeiro dia…

Anúncios

Autor: trnahas

Tatiana Nahas é bióloga com mestrado em Neurociências e especialização em Divulgação Científica. Seu interesse é a comunicação da ciência, tanto por meio do ensino, quanto via divulgação da ciência.

3 pensamentos sobre “primeiro dia do treinamento pré-antártico

  1. Que incrível, meninas! Parece estar sendo o máximo. Vou acompanhar todos os dias, assim viajo um pouquinho com vocês. Beijos.

    Curtir

  2. Que experiência!

    Curtir

  3. Que espetáculo!! é uma experiência única. Estou curtindo muito.
    Dalva

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s