rumo à Antártica

Vencedoras do concurso "O Brasil na Antártica" relatam suas experiências na viagem rumo à Antártica.

a primeira travessia brasileira do continente antártico

Deixe um comentário

É possível que fiquemos sem conexão e/ou sem tempo de postar durante nossa breve estadia na Antártica, então deixamos vocês com uma diversão antártica para que também sintam um pouco do que sentiremos por lá! Logo postaremos imagens e histórias de nossa passagem por lá.

***

Há dez anos, no verão de 2004/2005, pela primeira vez um brasileiro realizou uma travessia do continente antártico, quando o glaciólogo Jefferson Cardia Simões atingiu o pólo sul geográfico por via terrestre. O professor Simões é diretor do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O cientista brasileiro participou de uma expedição ao Pólo Sul Geográfico (90º S) em uma viagem de ida-e-volta de 2300 km sobre o manto de gelo antártico a partir da base chilena em Patriot Hills (80º18’S, 81º22’W). Ele viveu durante dois meses sob as condições mais extremas do planeta, transportado por trator polar com trenós, dormindo em barracas ou abrigado em iglus. E enfrentou temperaturas abaixo dos quarenta graus negativos, ventos de mais de 100 quilômetros por hora e atravessou fendas no gelo com até 50 metros de profundidade.

Essa missão de exploração geográfica e científica foi a contribuição brasileira para um dos projetos mais avançados da ciência antártica, a Expedição Científica Transantártica Internacional (ITASE). Trata-se de uma iniciativa de 20 países para amostrar a neve e o gelo antártico acumulado ao longo dos últimos duzentos anos a fim de compreender o impacto humano no ambiente global. Para o Brasil, o professor Simões trouxe muitas informações científicas sobre como o continente branco interfere no clima brasileiro.

O CPC convida você a acompanhar essa expedição no site interativo que simula, com fotos e vídeos, o cotidiano da travessia, bem como as paisagens das geleiras antárticas.  Boa viagem!

Anúncios

Autor: trnahas

Tatiana Nahas é bióloga com mestrado em Neurociências e especialização em Divulgação Científica. Seu interesse é a comunicação da ciência, tanto por meio do ensino, quanto via divulgação da ciência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s